Comunidade da Biblia Catolica

Conhecendo a Palavra de Deus

Christian Géa

Espiritismo X Santíssima Trindade

Espírita: O amado mestre Jesus não pode ser Deus, pois existe apenas um único Deus. Deus criou o céu e a terra e todas as criaturas para evoluirem e Jesus é apenas um ser como nós que está muito mais evoluído em função das inúmeras reencarnações que passou.

Católico: Note que Deus reconhece o Filho como Deus. Em Hebreus 1,4 diz que Jesus é bem maior que os anjos, no versículo 5 Deus fala que a nenhum anjo disse que é filho dele e que o gerou. Se Jesus fosse apenas um espírito elevado como a doutrina espírita diz, então Jesus teria o mesmo tratamento que os demais anjos. No versículo 8 complementa dizendo: o teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. Note que Deus se refere a Jesus como “ó Deus”, dizendo: o SEU trono subsiste para a eternidade. Sabemos que na Bíblia está escrito que Jesus está sentado à direita do Pai de onde há de vir e julgar os vivos e os mortos; neste mesmo versículo (8) Deus diz: o Cetro do teu Reino é Cetro de Justiça. No versículo 9 o próprio Deus novamente chama Jesus de Deus. Portanto este é o mistério da Fé. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isto está na Bíblia e não foi uma invenção da igreja Católica. Por que chamamos de mistério? Porque isto somente entenderemos com clareza quando estivermos na Glória de Deus.

Espírita: Os espíritos têm ‘escalas de evolução’, não é tão simples como dizer: Deus, Jesus, Anjo, Santo. No espiritismo Deus criou todas as almas simples e ignorantes. Só tem criador e criatura. As almas vão crescendo à medida que vão adquirindo estudo e amor. Isto faz muito mais sentido do que dizer: Acredite nisto e não discuta! (dogma) Nosso amado mestre Jesus Cristo veio a terra para ensinar as pessoas sobre amor e caridade. A santíssima trindade NÃO está na bíblia, isto foi criado depois pelos católicos. Mas espere! Qual é o ‘tratamento diferenciado’ que Jesus teve dos anjos?

Católico: Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. (Hb 1, 3-4)

E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Hb 1, 6)

Se isto não for tratamento diferenciado então não sei o que é: “TÃO SUPERIOR AOS ANJOS” e depois “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM”. Desculpe, mas Jesus não é simplesmente uma Criatura de Deus como os anjos e espíritos. Sabemos que todos (homens, Anjos e Santos) devem adorar somente a Deus, pois adorar algo ou alguém que não seja Deus é idolatria, então por que Deus ordenou aos Anjos que deveriam adorar Jesus? Se Cristo não fosse Deus Filho adorá-lo seria idolatria. Também existe a passagem onde os 3 Reis Magos vão adorar Jesus. Isto prova a divindade de Jesus Cristo. E Deus não criou todas as criaturas de igual modo, ignorantes, para irem evoluindo. Os anjos já foram criados com status de anjo, veja:
Salmos, 8
5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
6. Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Note que se fomos criados quase igual aos anjos e os anjos já existiam antes do homem ser criado por Deus.

Espírita: Se você está dizendo que podem existir dois deuses. Não tenho nem o que discutir.

Católico: De uma vez por todas, não são dois deuses. São na realidade três que formam um único Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vou tentar explicar de uma forma mais didática, ok? Quando você se refere a você mesmo você diz "eu" ou você diz "nós"? Claro que você diz "eu", apesar de você ser constituído de espírito, corpo e alma. Espírto, corpo e alma que formam um único ser, você. Deus precisava vir a Terra, mas mesmo vindo a Terra sempre está em todo lugar, portanto continuaria no Céu. Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus, pois todos, inclusive Deus, possuímos espírito. Deus tinha que vir como homem para que se cumprisse a professia e nos livrar do pecado através da morte e ressurreiçao, pois vindo apenas como Deus não poderia morrer. Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e nasceu Jesus. Espírito Santo, como já mencionado, é o próprio Espírito de Deus, logo temos Deus Pai, Deus Filho (ele mesmo como homem) e Deus Espírito Santo.

Responder esta

Respostas a este tópico

Sei que existe o livre arbítrio, cada um é livre para acreditar no que quiser. Mas o problema é a pessoa querer provar que existe reencarnação e que não existe a Santíssima Trindade utilizando a própria Bíblia. Aí não tem como escutar calado.

Responder esta

Você fez bem. Devemos sempre defender a Igreja dos ataques provenientes de tantas seitas e das Heresias que elas propagam.

Responder esta

Ora aí está a verdade! Deus que tudo pode é omnisciente, omnipotente e omnipresente, logo não lhe seria absolutamente nada impossível de realizar o que quer que fosse por Sua Vontade!

Responder esta

Salve Gente,

É com muita alegria que eu acabo de me associar a este portal. Como é bom compartilhar com nossos irmãos das coisas de Deus...

Sobre Jesus ser Deus, é importante diferenciar 2 coisas, CRIAR e GERAR biblicamente não é a mesma coisa. Deus CRIOU o céu e a Terra, Deus Criou o universo, CRIOU até mesmo nós humanos...Mas GEROU a Jesus, Jesus foi GERADO e não CRIADO por Deus.

qual a diferença então, Homem GERA homem, Deus GERA Deus. Logo, se Jesus foi gerado por Deus, uma determinada classe só pode gerar classes iguais a si mesmo, Peixe gera peixe, gato gera gato, Humano gera humano e Deus gera Deus, Deus gerou Jesus que é Igualmente DEUS...

Qto a trindade :
Se eu falar de um mundo unidirecional, apenas retas serão conhecidas, num mundo bidimensional, apareceriam as primeiras figuras, um quadrado por exemplo, que ao mesmo tempo é formado por retas, no nosso mundo tridimensional, surgem os volumes, um cubo por exemplo é ao mesmo tempo formado por quadrados que por sua vez é formado por retas, ou seja, no mundo tridimensional, as "pessoas" dos mundos "inferiores" continuam a existir, mas se combinam de uma nova forma e criam novos volumes. Mas cada volume mantem sua individualidade, no nosso mundo uma pessoa é necessariamente um ser e nunca , para aquele que vivia num mundo bidimensional, fica dificil entender os " volumes" do mundo tridimencional...
O mesmo ocorre na dimensão de Deus, As personalidades ainda existem, mas podem ser combinadas de uma forma diferente, eu existir um Ser que são 3 pessoas sem deixar de ser um único ser, da mesma forma que um CUBO são 6 quadrados sem deixar de ser um cubo...

É claro que é complexo para nós neste Plano entender como isso funcionaria, por isso é um grande mistério, Sto Agostinho conta certa vez que um menino estava numa praia cavando um buraco na areia , ia no mar pegava agua, voltava ao buraco jogava e ficava neste ciclo. Um homem que passava pergunta o que ele fazia, o menino disse que pretendia colocar toda a água do mar naquele buraco, O homem diz que isto seria impossivel, pois é mais fácil completar esta tarefa do que nós humanos entendermos o mistério da santíssima Trindade...

A Paz do Senhor.

Morais.

Responder esta

Creio que exista a alma e ela foi criada por Deus para que existissem os homens e mulheres e que ela permanecessem em nós até que morramos. Daí em diante o destino das almas, creio se tiveram uma vida sem erros graves, irão para perto de Deus. Porém, caso tiveram erros graves ficarão em lugares para que no tempo final, Deus resolva o seu destino. Não creio em re-encarnação, desculpem-me os que acreditam, mas acho meio pitoresco e mitológico isso. Aliás, os mistérios de Deus, Ele é quem deve aos poucos revelando ou não para os humanos. Muita gente adoece querendo saber isso ou aquilo. Eu vivo minha vida procurando amar as pessoas, cuidar de quem precisa, não faço mal aos seres criados por Deus.
O amor sim é o maior dom que o Deus deu ao Homem, e este devia explorá-lo para o bem de toda a humanidade.

Responder esta

Concordo com a Iolanda. No mundo esta faltando amor ao próximo. É muito egoísmo e materialismo. Familiares brigando ou discutindo em um velório por causa da herança da pessoa que está no caixão, mortes por causa de dívida, pai se voltando contra filho e filho contra pai. A única coisa que me conforta é saber que existem pessoas boas. Devemos viver cada dia como que se no dia seguinte fosse o Juízo Final. E por falar em Juízo Final, reencarcação não pode existir por uma série de motivos, por exemplo: 1º) Na Cruz Jesus disse ao ladrão: "Ainda hoje estará comigo no Paraíso", Jesus não disse que ele reencarnaria onde teria uma vida honesta para depois entrar no Paraíso; 2º) Na Bíblia diz que ao homem só é permitido morrer uma vez, vindo após isto o Juízo; 3º) Na Bíblia diz que haverá no final dos tempos a ressurreição dos mortos, e ressurreição significa ressurgimento, ressurreicao da carne, ou seja, volta da carne, e se todos os corpos (carne) voltarão a vida, se o sujeito teve 3 ou 4 ou 5 vidas, e todos estes corpos voltarem a vida, então faltarão almas para tanto corpo e uma prova de que ressurreição diz respeito ao corpo e alma é que o corpo morre, mas a alma não, então o termo 'ressurreição dos mortos' só pode estar se referindo ao corpo; 4º) A teoria da reencarnação diz que o sujeito volta e paga por pecados cometidos em outras vidas, e onde entra a Misericórdia de Deus? Jesus nos deixou o Sacramento da Confissão, onde por meio dela somos absolvidos de nossos pecados, portanto se uma pessoa é absolvida então não em que pagar por mais nada. Eu poderia ficar horas citando trechos da Bíblia que contradizem a reencarnação. Os espíritas dizem que João Batista era a reencarnação de Elias. Ora, Elias se quer morreu, foi arrebatado, portando estaria indisponível para a reencarnação.

Responder esta

gostaria de saber de onde os espiritas tiraram a "tradução de sua biblia?"
conforme galatas cap.1,6-8, a não ser que eles tem outro evangelho.Gostaria de saber onde posso comprar uma "biblia espirita", pra eu poder ler e estuda-lá.

Responder esta

Católico: Só se vive uma única vez. Não perca seu tempo achando que podes corrigir os erros mais tarde ou quando for evoluir em outra vida. Isso é falta de humildade para com o próximo e para com sigo mesmo. Jesus disse numa parábola, aquela do leproso Lazaro: Ninguém volta. Ou você acredita em Jesus ou acha que Ele é uma farça quando Ele diz que ninguém volta. Eu não perderia meu tempo único acreditando que em um outro dia é que vou me evoluir. Eu quero a evolução é agora.

Responder esta

Christian Géa disse:
Sei que existe o livre arbítrio, cada um é livre para acreditar no que quiser. Mas o problema é a pessoa querer provar que existe reencarnação e que não existe a Santíssima Trindade utilizando a própria Bíblia. Aí não tem como escutar calado.

O livre arbítrio não significa que podemos acreditar no que quisermos. Se tivéssemos este direito, seria lícito abraçar qualquer fé, cristã ou pagã, o que sabemos que não é verdade.
Se não temos direito a tirar a vida do corpo, muito menos teremos direito a tirar a 'vida' do espírito.

Responder esta

Raciocício I

Exemplos básicos:

O copo de água que eu estou pensando neste momento é uma potência.
...
O copo de água que eu estou tomando neste momento é ato.

A energia de um corpo suspenso é dita potencial, ela existe em potência.
...
Quando este corpo é solto, a energia que antes era potencial torna-se ato.

Raciocício II

Deus, pela definição de deus, é perfeito e não comporta imperfeição.
Se concordam com isso...
Considerando que a potência é uma realidade imperfeita do ato, em Deus nada existe em potência, tudo é ato.
Deus tem um conhecimento perfeito de si mesmo.
- Este conhecimento é ato e a este ato chamamos "Filho".
O amor que Deus tem pelo filho e que o Filho tem pelo Pai também é perfeito.
- Este amor é ato e a este ato chamamos "Espírito Santo"

Raciocício III

Como o tempo, cronos, também é obra de Deus, em Deus não há a idéia objetiva de sucessão de acontecimentos. Deus simplesmente "é" (atemporalmente, Ele É ).

Assim, como não há sucessão cronológica, é errado dizer que "primeiro" Deus gerou o Filho, e "depois" houve o Espírito Santo. Esta relação trinitária sempre existiu. Não houve início, meio e muito menos fim.

Responder esta

DEUS PAI,DEUS FILHO,DEUS ESPIRÍTO SANTO...EIS A VERDADE..ACREDITO NISTO...LEMBRANDO TBEM---CRE NO SENHOR JESUS,QUE SERÁ SALVO TU E TUA FAMÍLIA..CREIO NISTO..O RESTO É...SERÁ QUE?

PAZ DE CRISTO..AMOR DE MARIA..PAZ E BEM..

Responder esta

Meu caro Christian o que fazer para ser membro da comunidade ESPÍRISMO X SANTÍSSIMA TRINDADE?
Obrigado e um
Abraço.
Emir Tavares

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre Comunidade da Biblia Catolica

Badge Comunidade da Biblia Catolica

Conte para todos. Obtenha seu próprio badge Comunidade da Biblia Catolica para seu website ou página do MySpace. (Obter código)

© 2009   Criado por Bíblia Católica Online no Ning.   Crie sua própria rede social

Relatar um incidente  |  Comentários  |  Privacidade  |  Termos de serviço