Comunidade da Biblia Catolica

Conhecendo a Palavra de Deus

Christian Géa

Espiritismo X Santíssima Trindade

Espírita: O amado mestre Jesus não pode ser Deus, pois existe apenas um único Deus. Deus criou o céu e a terra e todas as criaturas para evoluirem e Jesus é apenas um ser como nós que está muito mais evoluído em função das inúmeras reencarnações que passou.

Católico: Note que Deus reconhece o Filho como Deus. Em Hebreus 1,4 diz que Jesus é bem maior que os anjos, no versículo 5 Deus fala que a nenhum anjo disse que é filho dele e que o gerou. Se Jesus fosse apenas um espírito elevado como a doutrina espírita diz, então Jesus teria o mesmo tratamento que os demais anjos. No versículo 8 complementa dizendo: o teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. Note que Deus se refere a Jesus como “ó Deus”, dizendo: o SEU trono subsiste para a eternidade. Sabemos que na Bíblia está escrito que Jesus está sentado à direita do Pai de onde há de vir e julgar os vivos e os mortos; neste mesmo versículo (8) Deus diz: o Cetro do teu Reino é Cetro de Justiça. No versículo 9 o próprio Deus novamente chama Jesus de Deus. Portanto este é o mistério da Fé. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isto está na Bíblia e não foi uma invenção da igreja Católica. Por que chamamos de mistério? Porque isto somente entenderemos com clareza quando estivermos na Glória de Deus.

Espírita: Os espíritos têm ‘escalas de evolução’, não é tão simples como dizer: Deus, Jesus, Anjo, Santo. No espiritismo Deus criou todas as almas simples e ignorantes. Só tem criador e criatura. As almas vão crescendo à medida que vão adquirindo estudo e amor. Isto faz muito mais sentido do que dizer: Acredite nisto e não discuta! (dogma) Nosso amado mestre Jesus Cristo veio a terra para ensinar as pessoas sobre amor e caridade. A santíssima trindade NÃO está na bíblia, isto foi criado depois pelos católicos. Mas espere! Qual é o ‘tratamento diferenciado’ que Jesus teve dos anjos?

Católico: Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. (Hb 1, 3-4)

E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Hb 1, 6)

Se isto não for tratamento diferenciado então não sei o que é: “TÃO SUPERIOR AOS ANJOS” e depois “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM”. Desculpe, mas Jesus não é simplesmente uma Criatura de Deus como os anjos e espíritos. Sabemos que todos (homens, Anjos e Santos) devem adorar somente a Deus, pois adorar algo ou alguém que não seja Deus é idolatria, então por que Deus ordenou aos Anjos que deveriam adorar Jesus? Se Cristo não fosse Deus Filho adorá-lo seria idolatria. Também existe a passagem onde os 3 Reis Magos vão adorar Jesus. Isto prova a divindade de Jesus Cristo. E Deus não criou todas as criaturas de igual modo, ignorantes, para irem evoluindo. Os anjos já foram criados com status de anjo, veja:
Salmos, 8
5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
6. Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Note que se fomos criados quase igual aos anjos e os anjos já existiam antes do homem ser criado por Deus.

Espírita: Se você está dizendo que podem existir dois deuses. Não tenho nem o que discutir.

Católico: De uma vez por todas, não são dois deuses. São na realidade três que formam um único Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vou tentar explicar de uma forma mais didática, ok? Quando você se refere a você mesmo você diz "eu" ou você diz "nós"? Claro que você diz "eu", apesar de você ser constituído de espírito, corpo e alma. Espírto, corpo e alma que formam um único ser, você. Deus precisava vir a Terra, mas mesmo vindo a Terra sempre está em todo lugar, portanto continuaria no Céu. Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus, pois todos, inclusive Deus, possuímos espírito. Deus tinha que vir como homem para que se cumprisse a professia e nos livrar do pecado através da morte e ressurreiçao, pois vindo apenas como Deus não poderia morrer. Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e nasceu Jesus. Espírito Santo, como já mencionado, é o próprio Espírito de Deus, logo temos Deus Pai, Deus Filho (ele mesmo como homem) e Deus Espírito Santo.

Responder esta

Respostas a este tópico

REMIDIO PEREIRA disse:
eu pergunto aos espiritas ja que há reencarnação,porque na terra só tem 6 bilhões de pessoas,ao invés de ter centenas de bilhões que passaram pela terra desde a sua fundação ? cabe ao homem morrer uma só vez e dai aguardar o julgamento !

Responder esta

JOAO CARLOS MACHADO DOS SANTOS disse:
REMIDIO PEREIRA disse:
eu pergunto aos espiritas ja que há reencarnação,porque na terra só tem 6 bilhões de pessoas,ao invés de ter centenas de bilhões que passaram pela terra desde a sua fundação ? cabe ao homem morrer uma só vez e dai aguardar o julgamento !
Como Espírita, vou responder-te: Aproximadamente 2/5 da população espiritual da terra está encarnada, outros 3/5 desencarnados aguardando sua vez de reencarnar. Portanto esses 6 bilhões que vc cita são apenas os encarnados, no total são mais de 30 bilhões de espíritos que gravitam em torno da terra. Quanto a morrer uma única vez, é verdade o corpo morre apenas uma única vez, já o espírito, esse é imortal, assim como o catolicismo também acredita, que o espírito continua vivo. Esse ensinamento bíblico foi para caracterizar bem que a ressurreição não se daria no próprio corpo pois esse voltaria ao pó, mas sim ao espírito. Quanto ao julgamento, como as Leis Divinas estão impressas por Deus na nossa consciência, desde a nossa criação, a cada vez que morremos do corpo, nossa consciência julga nossos atos, como se fosse um filme a reprisar o que fizemos de bom ou de ruim na reencarnação que se finda, e assim sucessivamente até nos tornarmos bons pelo juízo da nossa consciência.

Responder esta

Caro Irmão João Carlos, desculpe discordar, porém acompanhe o seguinte raciocínio. Na Bíblia está escrito que a nós cabe morrermos apenas uma vez, vindo após isto o juízo, certo? Pois bem. Quem na verdade morre, corpo ou espírito? Sabemos que o espírito não perece, logo, Jesus se referia ao corpo, que morrerá apenas uma vez. Também está na Bíblia que no fim dos tempos haverá a Ressurreição dos Mortos. Veja, mortos, ou seja, corpo. Ressurreição quer dizer volta a vida, como o espírito nunva esteve morto, logo é a volta a vida do corpo. Agora perguto: se uma pessoa encarnou várias vezes, significa que ela passou por vários corpos, sendo uma relação de muitos para um, muitos corpos para um espírito. Se todos os corpos voltarão à vida no dia do Juízo Final, imagine a briga que será, por exemplo, de todos os seus "corpos" brigando para ver quem terá direito a ficar com seu espírito. Ou seja, a reencarnação não tem sentido algum. Na Bíblia está escrito que seremos salvos pela Graça e Misericórdia de Deus, não por nossas obras para que não nos vangloriemos. Se assim fosse, Jesus não teria dito ao ladrão ao seu lado: "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso", pois foi um caso de arrependimento na última hora de uma pessoa que matou, roubou, com certeza, fora um péssimo marido, péssimo pai, ora, tinha sido condenado a morte. Se existisse reencarnação Jesus teria dito: Então você nascenrá novamente e terá uma nova oportuinidade de provar que merece entrar no Reino dos Céus. Reencarnação é idolatria, pois idolatria significa acreditar que outra coisa ou alguém que não seja Deus possa te salvar e a doutrina da reencarnação ensina que o próprio sujeito se salva através das purificações (evoluções) que teve ao longo das "vidas" que teve. Apenas Deus pode te salvar. Fique com Deus. Abraços. Christian.

REMIDIO PEREIRA disse:
Como Espírita, vou responder-te: Aproximadamente 2/5 da população espiritual da terra está encarnada, outros 3/5 desencarnados aguardando sua vez de reencarnar. Portanto esses 6 bilhões que vc cita são apenas os encarnados, no total são mais de 30 bilhões de espíritos que gravitam em torno da terra. Quanto a morrer uma única vez, é verdade o corpo morre apenas uma única vez, já o espírito, esse é imortal, assim como o catolicismo também acredita, que o espírito continua vivo. Esse ensinamento bíblico foi para caracterizar bem que a ressurreição não se daria no próprio corpo pois esse voltaria ao pó, mas sim ao espírito. Quanto ao julgamento, como as Leis Divinas estão impressas por Deus na nossa consciência, desde a nossa criação, a cada vez que morremos do corpo, nossa consciência julga nossos atos, como se fosse um filme a reprisar o que fizemos de bom ou de ruim na reencarnação que se finda, e assim sucessivamente até nos tornarmos bons pelo juízo da nossa consciência.

Responder esta

JOÃO CARLOS ,QUAL O SIGNIFICADO DA NOSSA VIDA NA TERRA ,A NÃO SER VIVER CONFORME A VONTADE DE DEUS, PARA HERDARMOS O REINO ETERNO. PARA QUE TER MORAL,ÉTICA, CARIDADE, AMOR ,SE VAMOS TÊR OUTRAS "OPORTUNIDADES" EM OUTRAS "VIDAS" SOFRER PRA QUÊ ?

Responder esta

caro amigos e irmãos em cristo!!!

de tudo q li, acho q vcs tem muito pouco conhecimento da doutrina espirita, pra dar opiniões sobre ela, e principalmente condena-la ( quem te nomeou juiz do teu irmão??) é a mesma coisa de um leigo dar uma opinião sobre medicina por exemplo!!!
creio q a melhor religião é aquela q nos aproxima melhor de Deus, como diz o nosso irmão Leonardo Boff.
se Deus Permite que exista, catolicismo, protestantismo, espiritismo, hinduismo, judaismo, etc. é pq cada ser humano tem uma necessidade diferente de encontrar o Unico Deus que existe, q independente de como queiram chama-lo, é o mesmo para todos nós!
Vamos utilizar a tecnica que o mestre inesquecivel das nossas vidas, o modelo e guia da humanidade, o nosso senhor Jesus Cristo nos ensinou pra saber se algo é bom ou ruim: "pelo fruto conhecerei a arvore"(mateus 7:20). e vejamos o fruto da doutrina espirita, que é ensinado constantemente: o amor, a caridade, a renuncia, o desapego das coisas materiais, o Perdão incondicional das ofensas, a indulgencia, a benevolencia, a mansidão, a paciencia ...entre outros!
e eu lhe pergunto os frutos são bons ou ruins????
discutir se existe reencarnação ou santissima trindade é bobagem, cada um tem sua crença e temos q respeitar isso!!!!
Nós todos temos q fazer uma unica coisa. que é o unico proposito das nossas vidas que é: " Amar o senhor Deus, de toda sua alma de todo seu espirito de todo entendimento e amar nossos irmãos como a nos mesmos" ai esta todas as leis todas perguntas e todas as respotas!!!!

REMIDIO PEREIRA disse: JOÃO CARLOS ,QUAL O SIGNIFICADO DA NOSSA VIDA NA TERRA ,A NÃO SER VIVER CONFORME A VONTADE DE DEUS, PARA HERDARMOS O REINO ETERNO. PARA QUE TER MORAL,ÉTICA, CARIDADE, AMOR ,SE VAMOS TÊR OUTRAS "OPORTUNIDADES" EM OUTRAS "VIDAS" SOFRER PRA QUÊ?

caro Irmão Remidio, responderei pelo meu companheiro, a luz da doutrina espirita, da qual eu tenho o minimo de conhecimento, e espero poder ajudar nas respostas!!!

1. o Significado de nossas vidas na terra ja citei um pouco mais acima é: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nossos irmão como nós mesmos. isso resume tudo.
mas a luz da doutrina q nos foi passada pelos espiritos de luz(a doutrina espirita) nós estamos aqui, pra poder aprender esse amor q ainda nao somos capazes de vivenciar em toda sua plenitude, estamos aqui para expiar debitos do passado, estamos aqui tendo mais uma oportunidade de evoluir no campo espiritual, pois ainda nos encontramos distante dessa condição, pois ainda temos em nossos corações, muito orgulho, egoismo, maledicencia, raiva, odio, ciume, vicios de toda ordem, e entedemos q se so nos tivessemos essa unica existencia, iriamos ser condenados ao fogo do inferno, como vcs costumam dizer.

2. nós temos outras oportunidades, pq no nosso entendimento. Deus é misericordioso e é um Deus de amor, e não de punição. ora sendo ele o supremo amor do universo, como seria possivel condenar um filho a queimar no fogo do inferno pelo resto da existencia?
imaginemos um irmão q por circunstancias da vida tenha se equivocado e levou uma vida de crimes! ele faleceu entao ele retornara por misericordia de Deus para expiar os seus debitos , e tera uma nova chance de evoluir a caminho do reino dos ceus. isso acontecerá tantas vezes fossem necessarias.
pq a unica fatalidade q existe na doutrina espirita, é que todos nós seremos anjos puros um dia.

3- sobre o sofrimento começarei com uma frase dita pelo espirito de Joana de Angelis, ao medium baiano Divaldo Franco, ela diz " As flores divaldo, elas desabrocham apenas com os primeiros raios do sol, ja as pedras elas precisam de dinamites pra poder desabrochar" .
as pedras somos nós, que precisamos da dinamite do sofrimento para desabrochar. qtas vezes nao estamos esquecidos dos ensinamentos de Jesus, qdo o infortunio nos bate a porta, e vamos procurar a nossa igreja, vamos procurar Deus, para pssar por aquela situação. então o sofrimento serve pra isso, para nos desabrochar para o amor, pra reflexão, para a nossa reforma intima, para os ensinamtos do cristo. que é a verdadeiro significado das nossas vidas.

espero ter ajudado, e me coloco a disposição pra qualquer questionamento, desde q seja sadio e sem ataques.

Responder esta

HUDSON CANEPA CHAVES disse:gostaria de saber de onde os espiritas tiraram a "tradução de sua biblia?"conforme galatas cap.1,6-8, a não ser que eles tem outro evangelho.Gostaria de saber onde posso comprar uma "biblia espirita", pra eu poder ler e estuda-lá.
caro irmão Hudsonme permita responder sua pergunta!!!nos espiritas nao temos nenhuma tradução da biblia especifica, a bibila que vcs usam é a mesma que nós usamos!!! apenas temos opiniões diferentes acerca de algumas passagens!!!!O que vcs precisam entender é que o espiritismo não foi escrita por Alan Kardec nao!!! Quem escreveu os ensinamentos espiritas, foram os proprios espiritos de luz, como o Espirito da verdade, e ate mesmo Santo agostinho entre outros.  e kardec fez apenas questinamentos, estudou e publicou!!! Por isso o nome Doutrina dos espiritos!!!cabe ressaltar q qdo kardec fazia uma pergunta aos espiritos, sobre qualquer questionamento, se a resposta fosse contraria a qualquer ensinamento de Jesus ele não a publicava.e ainda ele fazia essa uma mesma pergunta em mais de 180 locais espalhados pelo mundo, se a resposta dessa pergunta fosse diferente em algum lugar dos 180, ele nao a publicava!!!então em o "evangelho segundo o espiritismo" nada mais é que os ensinamentos de cunho Moral que o Cristo nos deixou, coletados na propria biblia, interpretado com o Ponto de vista da Espiritualidade, e nao do ponto de vista de um homem qualuqer.
Dessa forma kardec, que inicialemten era protestante, publicou 5 livros basicos, q ja foram falados nesse forum. essa é a obra basica. alem desses somente chico xavier, um humilde cidadão, que era semi analfabeto, psicografou mais de 400 livros em diferentes linguas, livros belissimos falando de amor, caridade, perdão, etc. que ajudar entender um pouco a patria espiritual.
entao sugiro ao nosso irmão hudson q se ele quiser ler e estudar algo comece pelos livro dos espiritos, q é um livro q kardec, faz mais de 1000 pergunta aos espiritos, sobre os mais variados questionamentos, e o "evangelho segundo espiritismo" q ja expliquei aqui.
acho q com a leitura desses dois livros, vc ficará capaz de dar um opinião mais acertada por essa doutrina, sem a leitura da obra basica, fica dificil vcs compreenderem algo e dessa forma opinar acertadamente sobre o espiritismo.

Muita paz a todos!

Responder esta

THOMAZ LIMA disse:
SÃO TOMÉ, AO VER O SENHOR RESSUSCITADO E TOCAR NAS SUAS CHAGAS, DISSE PROSTRADO EM TERRA: "MEU SENHOR E MEU DEUS"
O ANJO AO ANUNCIAR A MARIA A ENCARNAÇÃO DO VERBO DISSE:...32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,....
AO BATIZAR JESUS, SÃO JOÃO BATISTA VIU O CÉU SE ABRIR E UMA POMBA DESCER SOBRE JESUS E POUSAR SOBRE A SUA CABEÇA..E DO CÉU VEIO UMA VOZ QUE DIZIA..."EIS O MEU FILHO BEM AMADO, NO QUAL PONHO TODO O MEU AGRADO.."
E QUE DIZER DE TODOS OS MILAGRES DE JESUS? DA SUA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS? DAS EXPULSÕES DE INÚMEROS DEMÔNIOS?
E QUE DIZER DESTA PASSAGEM.."IDE MALDITOS PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E OS SEUS ANJOS?...
TODAS ESTAS COISAS JOGAM POR TERRA ESTA DOUTRINA ESPÚRIA DO ESPIRITISMO..DA REENCARNAÇÃO..

nada que esta na biblia é jogada por terra. vcs tem uma concepção fanatica, e sem conhecer a doutrina espirita, acaba dizendo coisas terriveis q nao sõ verdades!!! é lamentavel. apenas temos opiniões contrarias, e acho de bom grado que fosse respeitada!!!!

Responder esta

Caro Irmão Fabiano, tenho alguns amigos espíritas (ou espiritualistas, não sei qual a denominação correta), porém uns têm umas opiniões diferente de outros. Gostaria de saber de você qual a sua opinião referente a dois temas. Primeiro: Em sua interpretação Jesus Cristo é Deus ou apenas um ser como nós extremamente evoluído? E segundo: A quem devemos adorar, somente a Deus ou estaria correto adorarmos um outro ser mais evoluído? Obrigado pela atenção. Fique com Deus!!

Responder esta

Olá Cristian

muito obrigado pela oportunidade, espero contribuir com algo, sabendo q tenho um minimo de conhecimento!!!
A denominação correta é espirita! espiritualista é outra coisa (tipo elba ramalho)!!!!
sobre o 1 questionamento eis as minhas considerações sobre o crivo da doutrina espirita:
1- Jesus Cristo para gente não é o proprio Deus. Pra mim fica claro em certas passagens do NOVO TESTAMENTO, nas passagens de mateus, marcos, lucas, e joão. qdo Jesus diz:
"Se me amais, guardai os meus mandamentos e eu rogarei ao MEU PAI E ELE os enviará outro consolador..."(joão 14:15 a 17 e 26).
nessa parte jesus fala claramente, q ele pedirá ao Pai. ora se ele fosse o Pai, acho q ele diria mais ou menos assim "se me amares EU enviarei outro consolador"

e ainda:
"Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai" (joao 16:26);

e ainda:
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes(lucas 23:24).

e olhe q passagem clarissima onde fica evidente q Jesus nosso irmão maior é um, e Deus nosso Pai é outro:

"É assim que MEU PAI, que esta no ceu, vos tratará, se não perdoardes do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós. (mateus, 18:23 a35).

essas passagens ditas acima é retiradas da biblia, agora veremos algumas perguntas do livros dos espiritos, que kardec fez a espiritualidade amiga:

- 1 O que é Deus?

– Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

11 Um dia será permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?

– Quando seu Espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver mais próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.

625 Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?

– Jesus.

com essas respotas dos espiritos aos questionamentos de Kardec, fica claro que Deus é o pai causa primaria de TODAS as coisas. e Jesus foi o Ser mais perfeito que a humanidade pôde conhecer, e ainda coloquei uma questão sobre os misterios divinos.
sobre o segundo questionamento. eis a minha humilde opinião:

cristo disse: ninguem chegará ao pai se nao por mim, por que eu sou o caminho a verdade e a vida!!!!
o que primeiramente procuramos fazer é seguir os ensinamentos do Cristo, pq fazendo isso, chegaremos ao nosso Pai.
e sobre a adoração colocarei algumas perguntas e Kardec aos espiritos e obseve o que os Espiritos respodem, e consequentemente a sua resposta estará respondida:

649 Em que consiste a adoração?

– É a elevação do pensamento a Deus. Pela adoração, a alma se aproxima d’Ele.

650 A adoração é para o homem resultado de um sentimento natural ou conseqüência de um ensinamento?

– É sentimento inato, como o da existência de Deus. A consciência de sua fraqueza leva o homem a se curvar diante d’Aquele que pode protegê-lo.

651 Houve povos desprovidos de todo sentimento de adoração?

– Não, nunca houve povos ateus. Todos compreendem que acima de tudo há um ser supremo.

652 Pode-se considerar a adoração como tendo origem na lei natural?

– Ela está na lei natural, pois é o resultado de um sentimento natural no homem. Eis por que se encontra entre todos os povos, ainda que sob formas diferentes.

Adoração exterior
653 A adoração tem necessidade de manifestações exteriores?

– A verdadeira adoração é a do coração. Em todas as vossas ações, imaginai sempre que o Senhor está convosco.

653 a A adoração exterior é útil?

– Sim, se não for uma farsa, uma vã simulação. É sempre útil dar um bom exemplo; mas aqueles que o fazem de forma fingida ou por amor-próprio e cuja conduta desmente a piedade que aparentam dão um exemplo antes mau do que bom e fazem mais mal do que pensam.

654 Deus dá preferência aos que O adoram desse ou daquele modo?

– Deus prefere os que O adoram verdadeiramente com o coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal,

Responder esta

– Deus prefere os que O adoram verdadeiramente com o coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, àqueles que acreditam honrá-lo por cerimônias que não os tornam melhores para com seus semelhantes.

Todos os homens são irmãos e filhos de Deus; Ele chama para si todos que seguem Suas leis, qualquer que seja a forma em que se exprimam.

Quem tem apenas a piedade aparente é hipócrita; aquele em que a adoração é apenas fingimento e presunção, em contradição com sua conduta, dá um mau exemplo.

Aquele que faz da adoração do Cristo uma profissão e que é orgulhoso, invejoso e ciumento, que é duro e implacável para com os outros, ou ambicioso pelos bens deste mundo, eu vos digo que a religião está nos seus lábios e não no coração. Deus, que vê tudo, dirá: aquele que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz do que o ignorante selvagem que vive isolado e será tratado desse modo no dia da justiça. Se um cego vos derruba ao passar, o desculpareis; se é um homem que vê claramente, vos queixareis e tendes razão.

Não pergunteis, portanto, se há uma forma de adoração mais conveniente, porque isso seria perguntar se é mais agradável a Deus ser adorado antes em uma língua do que em outra. Eu vos digo ainda mais uma vez: os cânticos apenas chegam a Ele pela porta do coração.

655 É repreensível praticar uma religião em que não se acredita sinceramente, visando somente o respeito e para não escandalizar aqueles que pensam de outro modo?

– A intenção, nisso como em muitas outras coisas, constitui a regra. Aquele que respeita as crenças dos outros não procede mal; faz melhor do que aquele que as ridiculariza, porque falta à caridade; mas aquele que a pratica por interesse e por ambição é desprezível aos olhos de Deus e dos homens. A Deus não agradam os que aparentam se humilhar diante Dele apenas para desfrutar da aprovação dos homens.

656 A adoração coletiva é preferível à individual?

– Os homens reunidos numa comunhão de pensamentos e de sentimentos têm mais força para atrair os bons Espíritos. Ocorre o mesmo quando se reúnem para adorar a Deus. Mas não acrediteis, por isso, que a adoração particular seja de menos valor, porque cada um pode adorar a Deus ao pensar n’Ele.

espero ter ajudado
muita paz a todos
Deus Seja Louvado!!!!

Responder esta

Olá Fabiano, tudo bem?

É bom colocarmos nossas diferentes interpretações da Bíblia para enriquecermos nossos conhecimentos. Desde que não seja atacando ou menosprezando, como você disse. Bom, para os espíritas algumas passagens da Bíblia sugerem a não divindade de Jesus Cristo, haja visto os trechos citados por você. Pois bem, então agora vou colocar algumas citações que, para os católicos, vêm justamente provar a Divindade de Jesus Cristo. Veja:

São João, 20
26. Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
27. Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
28. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
29. Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!

São João 1,14
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.

São João 1,18
Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.

São João 3,16
Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

São João 3,18
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.

I São João 4,9
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.

São João, 14
6. Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.
8. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.
9. Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...
10. Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.

Hebreus 1
1. Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.
2. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas.
3. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados (pela morte na cruz), está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,
4. tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.
5. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho?
6. E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem.
7. Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo,
8. ao passo que do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino é cetro de justiça.
9. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros.

Segue abaixo as devidas explicações:
1 - Tomé disse a Jesus: MEU SENHOR E MEU DEUS.
2 - O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Verbo é o próprio Deus.
3 - Nós não somos filhos de Deus, nós nos tornamos filhos de Deus, na verdade somos criatura de Deus e passamos a sermos camados filhos de Deus após o Batismo, prova disto é na Bíblia estar escrito que Jesus Cristo é o Filho Único de Deus, e Único significa apenas um. Todos nós fomos gerados por nossos pais, porém apenas Jesus fora gerado pelo poder do Espírito Santo, ou seja, gerado por Deus. Agora veja, cachorro gera cachorro, gato gera gato, humano gera humano e Deus gera Deus. Note que em Hebreus, o versículo 5 relata que Deus em nenhum momento disse a algum anjo que o gerou ou que é seu filho; no versículo 6 diz que Deus ordenou aos anjos que o adorassem (no próprio texto que me enviou sobre os espíritos, eles mesmos dizem que devemos Adorar a Deus); no versículo 8 Deus se refere a Jesus chamando-O de ó Deus; e, no versículo 9 novamente Deus se refere a Jesus chamando-O de ó Deus, o Teu Deus Te Ungiu. Note: ó Deus, o teu Deus te Ungiu. Em João 14, perceba que Jesus disse que quem o viu também viu o Pai, logo trata-se de uma só pessoa. Ainda diz também que o que pedir a Deus em nome dEle, Ele o fará; veja no versículo 14 onde diz: "Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei"

Por que Jesus se referia a Deus como sendo uma segunda pessoa?
Porque de existe Deus Pai e existe o Deus Filho, porém ambos, juntamente com o Espírito Santo (que é na verdade o Próprio Poder de Deus) formam um único Deus. Imagine uma árvore com seus galhos. O tronco e os galhos formam a Árvore, da mesma forma Jesus está diretamente ligado a Deus, formando um único Deus. É como que se a árvore tivesse que enviar o seu galho para a Terra e depois o galho voltasse para a árvore.

Caso tenha algo que queira acrescentar ou mesmo alguma interpretação diferente para as passagens citadas da Bíblia fique à vontade para expor.

Abs.
Christian Géa.

Responder esta

Cristian entendo perfeitamento o que vc colocou e seu ponto de vista!!!

mas antes gostaria de Ressaltar, que nao dizemos q Jesus é o proprio Deus, mas todo espirita, segue (ou tentamos) os ensinamentos de Cristo ao maximo. reconehcemos ele um ser divino sem duvida, o Ser Mais perfeito a pisar na terra. reconhecemos ele como simplesmente o maximo, eu particulamento leio suas passagens e fico maravilahdo com seus exemplos, com a quebra dos paradigmas existentes na epoca de forma tão brilhante, tudo isso feito em tres anos com 11 iletrados (o 12 seria mateus, que sabia escrever). entedemos que ele tanto é puro q se seguirmos ele, como Francisco de Assis seguiu, certamete chegaremos ao pai!!!

Mas diversas partes q vc colocou, Jesus se refere claramente que ele é o filho; e Deus é o pai. na parte q ele fala que ele e Deus seja a a mesma pessoa, nós espiritas entendemos da seguinte forma que vou tentar explicar com um exemplo:
- Nao me lembro agora de cabeça se Foi Paulo de Tarso ( S. Paulo) ou Francisco de Assis (S. Francisco) que falou da seguinte forma:
" ja não sou eu que vivo, mas o cristo que vive em mim".

observe que nesta frase o seu autor fala que ele nao "vive" mais como ele, mas diz q o cristo vive nele, pq ele tanto segue os ensinamentos do cristo a risca que ele faz essa apologia. pois ele e cristo virou uma unidade, na forma de pensar e proceder.
isso nao significa que ele e o cristo são as mesmas pessoas, eles são pessoas diferentes!!!! da mesma forma entedemos qdo Jesus diz que ele e o Pai é um só, ou seja q ele e o pai é uma unidade.

e isso foi um dos ensinamentos do cristo, ele quer q nos todos sejamos "uno", sejamos uma unidade só, no que diz respeito aos seus ensinamentos.
observe que podemos mudar essa frase sem mudar seu entendimento para "eu e o cristo somos um só"( no caso do autor, nós estamos muito longe de poder dizer isso) .

vc disse:
"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele".
isso pra mim ta claro. agora vá la em cima e veja a pergunta 625 q kardec fez aos Bons espiritos, e veja como é parecido!!!!!

vc tb disse. que cachorro gera cachorro, homem gera homem , e Deus Gera Deus......

pra mim isso nao procede, concordo q cachorro gera cachorro etc. mas Deus gera tudo q existe, se Deus Gerasse Deus, entao teriamos varios Deuses. observe o q os espiritos nos diz na 1 questão que tb esta lá em cima:
" Deus é inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas"
se ele é a causa primaria de TODAS as coisas, ele nao pode somente gerar Deus. ele é a causa primaria de todas as coisas!!!!!!.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre Comunidade da Biblia Catolica

Badge Comunidade da Biblia Catolica

Conte para todos. Obtenha seu próprio badge Comunidade da Biblia Catolica para seu website ou página do MySpace. (Obter código)

© 2009   Criado por Bíblia Católica Online no Ning.   Crie sua própria rede social

Relatar um incidente  |  Comentários  |  Privacidade  |  Termos de serviço