Comunidade da Biblia Catolica

Conhecendo a Palavra de Deus

Christian Géa

Espiritismo X Santíssima Trindade

Espírita: O amado mestre Jesus não pode ser Deus, pois existe apenas um único Deus. Deus criou o céu e a terra e todas as criaturas para evoluirem e Jesus é apenas um ser como nós que está muito mais evoluído em função das inúmeras reencarnações que passou.

Católico: Note que Deus reconhece o Filho como Deus. Em Hebreus 1,4 diz que Jesus é bem maior que os anjos, no versículo 5 Deus fala que a nenhum anjo disse que é filho dele e que o gerou. Se Jesus fosse apenas um espírito elevado como a doutrina espírita diz, então Jesus teria o mesmo tratamento que os demais anjos. No versículo 8 complementa dizendo: o teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. Note que Deus se refere a Jesus como “ó Deus”, dizendo: o SEU trono subsiste para a eternidade. Sabemos que na Bíblia está escrito que Jesus está sentado à direita do Pai de onde há de vir e julgar os vivos e os mortos; neste mesmo versículo (8) Deus diz: o Cetro do teu Reino é Cetro de Justiça. No versículo 9 o próprio Deus novamente chama Jesus de Deus. Portanto este é o mistério da Fé. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isto está na Bíblia e não foi uma invenção da igreja Católica. Por que chamamos de mistério? Porque isto somente entenderemos com clareza quando estivermos na Glória de Deus.

Espírita: Os espíritos têm ‘escalas de evolução’, não é tão simples como dizer: Deus, Jesus, Anjo, Santo. No espiritismo Deus criou todas as almas simples e ignorantes. Só tem criador e criatura. As almas vão crescendo à medida que vão adquirindo estudo e amor. Isto faz muito mais sentido do que dizer: Acredite nisto e não discuta! (dogma) Nosso amado mestre Jesus Cristo veio a terra para ensinar as pessoas sobre amor e caridade. A santíssima trindade NÃO está na bíblia, isto foi criado depois pelos católicos. Mas espere! Qual é o ‘tratamento diferenciado’ que Jesus teve dos anjos?

Católico: Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. (Hb 1, 3-4)

E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Hb 1, 6)

Se isto não for tratamento diferenciado então não sei o que é: “TÃO SUPERIOR AOS ANJOS” e depois “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM”. Desculpe, mas Jesus não é simplesmente uma Criatura de Deus como os anjos e espíritos. Sabemos que todos (homens, Anjos e Santos) devem adorar somente a Deus, pois adorar algo ou alguém que não seja Deus é idolatria, então por que Deus ordenou aos Anjos que deveriam adorar Jesus? Se Cristo não fosse Deus Filho adorá-lo seria idolatria. Também existe a passagem onde os 3 Reis Magos vão adorar Jesus. Isto prova a divindade de Jesus Cristo. E Deus não criou todas as criaturas de igual modo, ignorantes, para irem evoluindo. Os anjos já foram criados com status de anjo, veja:
Salmos, 8
5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
6. Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Note que se fomos criados quase igual aos anjos e os anjos já existiam antes do homem ser criado por Deus.

Espírita: Se você está dizendo que podem existir dois deuses. Não tenho nem o que discutir.

Católico: De uma vez por todas, não são dois deuses. São na realidade três que formam um único Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vou tentar explicar de uma forma mais didática, ok? Quando você se refere a você mesmo você diz "eu" ou você diz "nós"? Claro que você diz "eu", apesar de você ser constituído de espírito, corpo e alma. Espírto, corpo e alma que formam um único ser, você. Deus precisava vir a Terra, mas mesmo vindo a Terra sempre está em todo lugar, portanto continuaria no Céu. Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus, pois todos, inclusive Deus, possuímos espírito. Deus tinha que vir como homem para que se cumprisse a professia e nos livrar do pecado através da morte e ressurreiçao, pois vindo apenas como Deus não poderia morrer. Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e nasceu Jesus. Espírito Santo, como já mencionado, é o próprio Espírito de Deus, logo temos Deus Pai, Deus Filho (ele mesmo como homem) e Deus Espírito Santo.

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu quis diser Espiritismo X Santíssima Trindade

Responder esta

Caro Emir, "Esiritismo X Santíssima Trindade" não é exatamente uma comunidade, é apenas um tópico para debate, pois acredito que muitas vezes pode nos faltar argumentos contra certas calúnias de irmãos não católicos e este tópico serve para compartilharmos idéias e interpretações. Por exemplo, ainda não tinha pensado da forma que colocou o Marcos Morais, onde ele diferenciou gerar de criar e disse que Deus criou o homem e Deus gerou Jesus, disse que homem gera homem de Deus gera Deus. É mais uma argumentação que poderei utilizar em favor da Igreja Católica. Mas de qualquer forma podemos criar esta comunidade, por que não? Fique com Deus. Abraços.

Responder esta

Caríssimo Cristian, a heresia que nega a divindade de Jesus é um heresia muito antiga que já foi suplantada pelo concílio de Nicéia, essa heresia se chama, arianismo... Vede um breve histórico sobre essa heresia:

"Como é sabido, as primeiras heresias surgidas no seio da cristandade foram as judaizantes. Um dos dogmas católicos que os judeus mais repelem é o da Trindade, porque, no seu ódio de morte contra o cristianismo, o que mais os repugna é que Jesus Cristo seja considerado como segunda pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, do Deus Uno em essência e Trino em pessoas.

Ário nasceu na Líbia, então sob dominação romana. Ainda jovem, aderiu ao cisma de Melesio, onde usurpou o posto de Bispo de Alexandria. Ao sofrer duros revezes a causa de Melesio, Ário reconcilia-se com a Igreja. A Igreja, que está sempre pronta por princípio a perdoar ao pecador que se arrepende, admitiu a reconciliação de Ário, aceitando-o no seu seio, ao passo que esse judeu clandestino se aproveitava dessa bondade para lhe causar depois danos catastróficos. "Ário, judeu católico, atacaria insidiosamente a Divindade de Cristo e conseguiria dividir o mundo cristão durante séculos inteiros" (William Thomas Walsh. Filipe II. Ed. Espasa Calpe. P. 266). Assim, após a reconciliação, Ário ordenou-se sacerdote católico e, já como presbítero, ficou encarregado por Alexandre, Bispo de Alexandria, da Igreja de Baucalis.

Vários historiadores eclesiásticos atribuem a Ário um aparatoso e impressionante ascetismo e um ostentoso misticismo, unidos a grandes dotes de pregador e a grande habilidade dialética, o que lhe permitiu convencer grande número de fiéis e, até mesmo, membros da hierarquia da Igreja. Apto com a palavra e a pena, escreveu folhetos e até livros para convencer a hierarquia religiosa, governantes civis e pessoas destacadas do Império Romano, dentre os quais o próprio Imperador Constantino.

Como princípio básico da doutrina de Ário, figurava a tese judaica da unidade absoluta de Deus, negando a Trindade e considerando Cristo Nosso Senhor somente como a mais excelsa das criaturas, mas de nenhuma maneira possuidor de uma condição divina. Não atacava nem censurava Cristo, como faziam os judeus públicos, porque então teria fracassado no seu empreendimento, visto que nenhum cristão o teria seguido. Pelo contrário, a fim de não provocar suspeitas, fazia toda a classe de elogios a Jesus, conseguindo conquistar a simpatia e a adesão dos crentes para logo em seguida destilar o seu veneno, no meio de todos esses gabos, com a negação insidiosa da divindade de Jesus Cristo.

É curioso como certas igrejas que hoje se dizem cristãs fazem a apologia de Ário como se ele tivesse sido um grande evangélico daqueles tempos...

Em 325, deu-se o 1º Concílio Ecumênico de Nicéia, para definir a doutrina autêntica contra a heresia tão capciosa dos arianos que fazia de Jesus Cristo uma simples criatura do Pai, inferior ao Pai e não Filho de Deus igual ao Pai, consubstancial ao Pai. Atanásio participou desse Concílio, na qualidade de assessor de seu bispo, embora fosse apenas diácono. O arianismo foi condenado e deu-se a definição solene que até hoje rezamos no Credo: "Creio em Jesus Filho Unigênito do Pai, nascido antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai".

Portanto, o espiritismo não passa de mais uma heresia dos novos tempos tentando infundir sua doutrina como se fosse verdadeira, quando ela não passa de mais uma armação santânica que em nada diz respeito a Cristo e a redenção que Ele veio trazer com sua morte de cruz...

Paz e Bem!

Responder esta

O que eu não entendo Christian é, porque alguém que declara ser de outra religião entra num site, que não é do seu grupo religioso, e ficar pregando coisas que são contrárias as da doutrina da maioria dos frequentadores do mesmo site.
Será que você está querendo converter alguém por aqui, ou está querendo aprender mais para se converter? Se for pela segunda intensão eu entendo, mas se for pela primeira, creio que você está perdendo seu tempo, pois, depois de ler algumas das respostas que lhe foram direcionadas já dá pra ver que o site está voltado para pessoas sérias e convictas de sua crença. Pessoas que entende dos assuntos aqui tratados. Pessoas que estudam não só o que é presente, mas também o passado, a história. Por isso você recebe respostas convíctas e sensatas. Se você estudasse o passado você saberia de onde vem a sua religião, ela vem da idade média. De pessoas contrárias ao catolicismo. Já o catolicismo vem dos apóstolos, que estiveram juntos e presentes com Aquele que instituiu a nova idéia, a boa nova. Você quer contradizer a boa nova.
Busque o passado para você entender o presente, ou você será enganado pelos que estão te enganando. Os assuntos que você expoe não têm fundamento para esse site. Me desculpe. Seja bem vindo para aprender sobre o que conhecemos através de nossos estudos e sacrifícios para alcançar o conhecimento, agora para nos desanimar, eu acho que você está escolhendo o caminho errado.
Abraços.
Paz e bem.

Responder esta

Caríssimo a Santíssima Trindade não são vários Deuses, é um único Deus que se manifesta no Filho com a ação do Espírito Santo, uma circulação de Amor, Deus que é
Pai no Filho pelo Espírito, não é encarnação, mas sim o amor circulante de Deus que se faz presente no Filho para que todas as professias sejam cumpridas. Nada tenho contra a quem é adepto do Espiritismo, mas vale lembrar que se você dá um saco de pipoca ou um sorvete ao pato donald nada vai acontecer, porque o pato donald não existe, assim é a mesma coisa a quem cultua deuses de seitas, só existe na cabeça de quem imagina, são deuses imaginários.

Responder esta

Caro Flávio Coelho, só há um equívoco. Desculpe se passei esta impressão, mas afirmo que sou Católico, creio na Santa Igreja Católica, creio na Santíssima Trindade e creio na Ressureição da Carne. Publiquei o tópico "Espiritismo X Santíssima Trindade" porque em uma empresa em que eu trabalhava, um colega espírita vivia querendo me convencer de que existe reencarnação e que Santíssima Trindade é uma invenção dos católicos, e por mais que eu argumentasse baseando-me na Bíblia, ele sempre vinha com uma desculpa baseada na "bíblia" segundo Allan Kardec. Então o propósito do tópico foi criar justamente um debate onde possamos nos ajudar a termos mais argumentos contra as calúnias do espiritismo, termos novas formas de pensar. Por exemplo, eu ainda não tinha pensado da forma que um dos irmãos, membros do site, publicou, onde ele disse que Deus criou o homem, mas Deus gerou Jesus, homem gera homem, Deus gera Deus. Concluindo, no texto do tópico eu sou o católico que tenta defender a doutrina católica, pois já havia tentado todas as argumentações possíveis e o colega espírita ainda insistia em negar a divindade de Jesus. Se ler desde o início todos os comentários sobre o tópico verá claramente qual foi a minha intenção ao publicá-lo.

Responder esta

SÃO TOMÉ, AO VER O SENHOR RESSUSCITADO E TOCAR NAS SUAS CHAGAS, DISSE PROSTRADO EM TERRA: "MEU SENHOR E MEU DEUS"
O ANJO AO ANUNCIAR A MARIA A ENCARNAÇÃO DO VERBO DISSE:...32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,....
AO BATIZAR JESUS, SÃO JOÃO BATISTA VIU O CÉU SE ABRIR E UMA POMBA DESCER SOBRE JESUS E POUSAR SOBRE A SUA CABEÇA..E DO CÉU VEIO UMA VOZ QUE DIZIA..."EIS O MEU FILHO BEM AMADO, NO QUAL PONHO TODO O MEU AGRADO.."
E QUE DIZER DE TODOS OS MILAGRES DE JESUS? DA SUA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS? DAS EXPULSÕES DE INÚMEROS DEMÔNIOS?
E QUE DIZER DESTA PASSAGEM.."IDE MALDITOS PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E OS SEUS ANJOS?...
TODAS ESTAS COISAS JOGAM POR TERRA ESTA DOUTRINA ESPÚRIA DO ESPIRITISMO..DA REENCARNAÇÃO..

Responder esta

SÃO TOMÉ, AO VER O SENHOR RESSUSCITADO E TOCAR NAS SUAS CHAGAS, DISSE PROSTRADO EM TERRA: "MEU SENHOR E MEU DEUS"
O ANJO AO ANUNCIAR A MARIA A ENCARNAÇÃO DO VERBO DISSE:...32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,....
AO BATIZAR JESUS, SÃO JOÃO BATISTA VIU O CÉU SE ABRIR E UMA POMBA DESCER SOBRE JESUS E POUSAR SOBRE A SUA CABEÇA..E DO CÉU VEIO UMA VOZ QUE DIZIA..."EIS O MEU FILHO BEM AMADO, NO QUAL PONHO TODO O MEU AGRADO.."
E QUE DIZER DE TODOS OS MILAGRES DE JESUS? DA SUA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS? DAS EXPULSÕES DE INÚMEROS DEMÔNIOS?
E QUE DIZER DESTA PASSAGEM.."IDE MALDITOS PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E OS SEUS ANJOS?...
TODAS ESTAS COISAS JOGAM POR TERRA ESTA DOUTRINA ESPÚRIA DO ESPIRITISMO..DA REENCARNAÇÃO..

Responder esta

Muito bom e esclarecedor, uma aula didática de cristianismo
e fé católica.
Sugiro escrever outros temas

Responder esta

Caro Eurípedes, gostaria de agradecer pelo comentário. Excelente. Eu imagino uma coisa. No dia do Juízo Final, todos saberão da verdade, saberão que Jesus Cristo é de fato Deus Filho, que o que existe é a Ressurreição dos Mortos e não reencarnação como dizem os espíritas. A questão é: terão descoberto tarde demais? Se eu tivesse passado a vida toda acreditando que existe reencarnação e acreditando no tal do Alan Kardec e depois tivesse que passar a eternidade no fogo do inferno por não ter acreditado que Jesus Cristo é o Caminho, acho que eu iria atrás desse Alan Kardec até o fim para lhe dar uma surra. Espero que haja tempo para cairem na real. Um amigo espírita teve a coragem de me dizer que os Sacramentos (principalmente o Batismo) não passam de rituais antigos e que não precisamos mais disso por estar ultrapassado. Bom, eu só respondi: Que Deus tenha misericórdia.

Responder esta

eu pergunto aos espiritas ja que há reencarnação,porque na terra só tem 6 bilhões de pessoas,ao invés de ter centenas de bilhões que passaram pela terra desde a sua fundação ? cabe ao homem morrer uma só vez e dai aguardar o julgamento !

Responder esta

Bom, na minha opinião, procurar quem tem razão é secundário, precisamos partir do princípio. O princípio é: Como se deram as Religiões Espírita e Católica? O Espiritismo teve origem com os Espíritos Superiores, que através de Médiuns satisfazeram as perguntas de Kardec, que organizou toda a Doutrina Espírita em 5 obras básicas, supervisionado pelo Espírito da Verdade. O Espiritismo é a Terceira Revelação anunciada em João Cap. 14 e 16. A Religião Católica se baseia na Bíblia, que contém a palavra de Deus, passada pelos Espíritos Superiores (Anjos) aos Profetas (Médiuns) e que teve inúmeras traduções humanas (com possibilidades de falhas e interesses) que existe em várias versões segundo as inúmeras religiões e em diferentes interpretações. Cada uma adequando-a a sua maneira (Protestantes e Evangélicos, Ortodoxa Grega, traduções em Latim, e várias outras). Cada qual ajustou as Verdades Bíblicas a sua maneira, afim de sustentar as suas "verdades". Portanto está aí a grande diferença. Quanto a Santíssima Trindade, a palavra Santíssima já é um ajuste do homem e Trindade, seria dividir o Poder de Deus e 3, o que é um absurdo pra sustentar a crença politeísta da Roma antiga.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre Comunidade da Biblia Catolica

Badge Comunidade da Biblia Catolica

Conte para todos. Obtenha seu próprio badge Comunidade da Biblia Catolica para seu website ou página do MySpace. (Obter código)

© 2009   Criado por Bíblia Católica Online no Ning.   Crie sua própria rede social

Relatar um incidente  |  Comentários  |  Privacidade  |  Termos de serviço