Comunidade da Biblia Catolica

Conhecendo a Palavra de Deus

Christian Géa

Espiritismo X Santíssima Trindade

Espírita: O amado mestre Jesus não pode ser Deus, pois existe apenas um único Deus. Deus criou o céu e a terra e todas as criaturas para evoluirem e Jesus é apenas um ser como nós que está muito mais evoluído em função das inúmeras reencarnações que passou.

Católico: Note que Deus reconhece o Filho como Deus. Em Hebreus 1,4 diz que Jesus é bem maior que os anjos, no versículo 5 Deus fala que a nenhum anjo disse que é filho dele e que o gerou. Se Jesus fosse apenas um espírito elevado como a doutrina espírita diz, então Jesus teria o mesmo tratamento que os demais anjos. No versículo 8 complementa dizendo: o teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. Note que Deus se refere a Jesus como “ó Deus”, dizendo: o SEU trono subsiste para a eternidade. Sabemos que na Bíblia está escrito que Jesus está sentado à direita do Pai de onde há de vir e julgar os vivos e os mortos; neste mesmo versículo (8) Deus diz: o Cetro do teu Reino é Cetro de Justiça. No versículo 9 o próprio Deus novamente chama Jesus de Deus. Portanto este é o mistério da Fé. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isto está na Bíblia e não foi uma invenção da igreja Católica. Por que chamamos de mistério? Porque isto somente entenderemos com clareza quando estivermos na Glória de Deus.

Espírita: Os espíritos têm ‘escalas de evolução’, não é tão simples como dizer: Deus, Jesus, Anjo, Santo. No espiritismo Deus criou todas as almas simples e ignorantes. Só tem criador e criatura. As almas vão crescendo à medida que vão adquirindo estudo e amor. Isto faz muito mais sentido do que dizer: Acredite nisto e não discuta! (dogma) Nosso amado mestre Jesus Cristo veio a terra para ensinar as pessoas sobre amor e caridade. A santíssima trindade NÃO está na bíblia, isto foi criado depois pelos católicos. Mas espere! Qual é o ‘tratamento diferenciado’ que Jesus teve dos anjos?

Católico: Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. (Hb 1, 3-4)

E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Hb 1, 6)

Se isto não for tratamento diferenciado então não sei o que é: “TÃO SUPERIOR AOS ANJOS” e depois “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM”. Desculpe, mas Jesus não é simplesmente uma Criatura de Deus como os anjos e espíritos. Sabemos que todos (homens, Anjos e Santos) devem adorar somente a Deus, pois adorar algo ou alguém que não seja Deus é idolatria, então por que Deus ordenou aos Anjos que deveriam adorar Jesus? Se Cristo não fosse Deus Filho adorá-lo seria idolatria. Também existe a passagem onde os 3 Reis Magos vão adorar Jesus. Isto prova a divindade de Jesus Cristo. E Deus não criou todas as criaturas de igual modo, ignorantes, para irem evoluindo. Os anjos já foram criados com status de anjo, veja:
Salmos, 8
5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
6. Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Note que se fomos criados quase igual aos anjos e os anjos já existiam antes do homem ser criado por Deus.

Espírita: Se você está dizendo que podem existir dois deuses. Não tenho nem o que discutir.

Católico: De uma vez por todas, não são dois deuses. São na realidade três que formam um único Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vou tentar explicar de uma forma mais didática, ok? Quando você se refere a você mesmo você diz "eu" ou você diz "nós"? Claro que você diz "eu", apesar de você ser constituído de espírito, corpo e alma. Espírto, corpo e alma que formam um único ser, você. Deus precisava vir a Terra, mas mesmo vindo a Terra sempre está em todo lugar, portanto continuaria no Céu. Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus, pois todos, inclusive Deus, possuímos espírito. Deus tinha que vir como homem para que se cumprisse a professia e nos livrar do pecado através da morte e ressurreiçao, pois vindo apenas como Deus não poderia morrer. Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e nasceu Jesus. Espírito Santo, como já mencionado, é o próprio Espírito de Deus, logo temos Deus Pai, Deus Filho (ele mesmo como homem) e Deus Espírito Santo.

Responder esta

Respostas a este tópico

Vejam o que dá esta tradução literal da Bíblia. O Espiritismo vem dos estudos de Kardec por volta do ano de 1846/56. Na época mencionada há mais ou menos 2000 anos atrás não existia a palavra espiritismo. A má fé dos biblistas é tão brutal que acharam uma forma de fazer dela constar o que não existia. Posso chamar a isso de manipulação grosseira e desleal para com seus fiéis. Um dia prestarão contas de atos tão ignóbeis.

Erlan de Oliveira disse:
Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Levítico 19, 31

Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio de seu povo. Levítico 20, 6

9. Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra.
10. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo,
11. à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos,
12. porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.
13. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.
14. As nações que vais despojar ouvem os agoureiros e os adivinhos; a ti, porém, o Senhor, teu Deus, não o permite.
15. O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir.
Deuteronômio 18, 9-15

Responder esta

O PANTEÍSMO ABSOLUTO E FALSO, E O RELATIVO, UNIVERSAL E CERTO
Deus é onipotente, onipresente, onisciente, oniabrangente e onividente.
O panteísta crê tanto em Deus, que para ele tudo é Deus. E há uma diferença entre panteísmo e panenteísmo (presença de Deus em tudo), tese defendida pelo filósofo alemão Krause, criador dessa palavra. Também Teilhar de Chardin se encaixa nessa filosofia. E o apóstolo Paulo ensina que nós somos santuários de Deus, pois que Ele habita em nós (1 Coríntios 3,16). Com mais razão, é óbvio, Deus habitou no corpo de Jesus, nosso Irmão maior, Salvador, Modelo e Guia da humanidade, pois esse Filho de Deus todo especial vivia plenamente em sintonia com Deus. Daí que o Nazareno até disse que quem O visse, via também o Pai (João 14,9), e que tudo que fizermos a alguém é a Ele que o fazemos, mas nem por isso nós vamos concluir que Jesus é o Pai nem que cada ser humano é literalmente Jesus!
Aceitemos o panenteísmo e não caiamos no politeísmo, concluindo que Jesus é também Deus. Ele é Filho de Deus e também Deus, sim, mas Deus relativo, como todos nós igualmente o somos. Já o Pai – sabemo-lo – é Deus absoluto. Aliás, Jesus lecionou que nós podemos fazer tudo o que Ele fez e até mais, o que nos prova que Ele não é mesmo Deus tal qual o Deus absoluto, Pai Dele e de todos nós. Quando o Nazareno orava, se Ele fosse Deus de fato, Ele não oraria apenas ao Deus Pai, mas a si também ou não oraria, pois Deus não ora.
Jesus é Enviado de Deus ao mundo, logo Ele é menor do que Deus (João 14,28). E, se Ele fosse Deus mesmo, Ele seria enviado de si próprio. Na Bíblia lemos que Jesus disse que o Pai é maior do que Ele (João 14,28). Deus, o Único, é incriado. E sabemos que Jesus é criatura gerada ou derivada de Deus. Dizendo de outro modo, o Filho de Deus só passou a existir, a partir do momento em que Ele foi gerado ou criado por Deus, logo Ele não é sempiterno como o é Deus. Se Deus é a causa primária de todas as coisas, como nos ensinam Kardec e são Tomás de Aquino, é de uma clareza meridiana que esse ser único não pode ser Jesus, Filho de Deus e que não é Pai de ninguém. Só, pois, por fé numa doutrina e não por conhecimento da verdade, se pode afirmar que Jesus é Deus. E é o conhecimento da verdade que nos libertará e não a crença numa doutrina. Reiteramos que nós somos deuses relativos (Salmo 82,6; e João 10,34), dos quais Jesus é o maior, e que todos nós somos um com Jesus e Deus (são João 17,21), o que cheira um pouco de panteísmo relativo e panenteísmo.
Deus é onipresente (panenteísmo). Mas essa presença de Deus em tudo é relativa, pois Deus tem livre-arbítrio, e está onde quiser estar.E vejamos um caso diferente, pois se trata de espíritos humanos. O espírito dum bisavô reencarna num de seus bisnetos. Assim, de algum modo, esse bisavô não só está presente no seu bisneto, mas o bisneto é o seu próprio bisavô. Aliás, é comum, inclusive na Bíblia, o espírito dum antepassado ressuscitar na carne de seus descendentes.
Nós temos alguma coisa de Deus em nós, o que configura uma espécie de panteísmo relativo e um claro exemplo de panenteísmo. E o panteísmo absoluto não existe, pois Deus, Jesus e nós todos temos as nossas próprias identidades independentes e inconfundíveis!
PS:
1) Agradeço os comentários sobre esta coluna de Rosário Américo Resende.
2) Em 30-11-2009, em Belo Horizonte, no Minascentro, às 20h30, palestra de Trigueirinho: “Ponte para Mundos Internos”.
.

Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,

Responder esta

Ola Christian e a todos que participam do ning,

Gostaria de fazer algumas considerações sobre as questões lancadas neste forum que ao meu ver serve como grande ferramenta de estudos sobre o ambito das coisas celestiais.

A primeira afirmação sua foi a seguinte:

O amado mestre Jesus não pode ser Deus, pois existe apenas um único Deus.

O termo "UM" no Hebraico significa Echad e fiz questão de fazer uma pesquisa e à partir dela poderemos chegar a um entendimento. Veja o Site:

http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/shema.html

Ao estudar o Judaismo, você ira encontrar o grande e louvavel temor dos Judeus (Princípio da Sabedoria), onde por "fatos vividos por eles" observam as questões que não foram obedecidas por seus antepassados sofrendo as penas pelo Juizo do Criador.

Dentro da Torah Judaica você ira encontrar 613 preceitos (Mitsva ou mitsvot), que foram instruidas por Deus ao homem e diversas delas estavam agregadas a quem deveriam louvar, adorar, prestar culto. Havia muita idolatria com deuses pagãos, Astarot, Milca, Maloque, etc... Então determinado foi Um Deus, um Senhor.

Não há onipresença, fora do Pai, fora do Filho e Fora do Espírito Santo, por isso para atender uma petição somente a deidade. Para entender isso, você tera que meditar em muitos livros das escrituras, darei como exemplo o livro de Apocalipse que diz que o Jesus morreu na fundação do mundo. Isso demonstra que já ali, não somente ele, mas todo o céu existia.

Pequise por favor a palavra Estrela da Manhã, você ira aprender que há muita coisa que devemos saber a cerca do entendimento sobre o Genesis.

Somos tricomatos, Corpo, Alma e espírito, ai vem uma afirmação de Jesus que é o Parakletos, ou seja o Espírito de Deus junto à pessoa. Para isso a pessoa deve passar pelo processo de evolução espíritual que é:

1º) Aceitar a Jesus como seu Salvador - Romanos 10.9
2º) Crer nas Escrituras - João 3.16
3º) Morrer o velho Homem (Baptizen) - Palavra Grega que significa (Sepultura ou submersão).
A morte de Jesus Cristo foi em uma Cruz, ele não foi apedrejado, ele não foi assassinado com as chibatadas que recebeu, mas sim, cumpriu-se o que fora dito nas escrituras. A morte de cruz era a forma em que a maldição era lancada sobre o homem. Cumpriu-se que o esperado Yeshua Hamashiach (Messias) veio para pela "obra da cruz" remir o homem.
Não é por uma doação que o homem é salvo;
Não é por ser bonzinho.
Estreito é o caminho que leva ao Senhor.
Mas sim porque ele é Senhor sobre todos os espíritos, e para isso Deus criou regras.
Exemplo:
Sede Santo porque eu sou Santo - Palavra no Imperativo
Já não vivo eu, mas Cristo vive em Mim
Isso demonstra que você tem a liberdade para escolher a supremacia de Deus em sua vida.

Mas se eu acredito em evolução espiritual estou negando o Senhor como redentor de minha alma. Se acredito que o homem evolui por reencarnações estou negando totalmente a obra redentora de Jesus Cristo e crendo em doutrinas que foram previamente informadas nas escrituras que partiriam do homem e para o homem (religião=Doutrina de Homens)

Leia Galatas 1.8 - Cita a possibilidade de erros Apostolicos, cita a possibilidade de erros por anjos celestiais, e tudo por anunciar outra "euan=Boas gélios=novas"

Quanto a teoria da evolução espiritual, quero levar a você que é inteligente a pensar na contabilidade de uma faculdade, todo final de ano ela forma pessoas, sejam médicos, dentistas, doutores em geral, etc. Eles não são mais "ignorantes" no bom sentido da palavra naquilo que estão fazendo. E espiritualmente? Se um homem vem a morrer e vai no Umbral e seu espirito evoluiu e ele reencarna, ele teria que cada vez mais se tornar melhor, se tornar mais sensivel a um carater e a uma conduta mais proxima do "perfeito" possível.

Isso na pratica ocorre ou existe? Ou estamos vivendo Mateus 24.12? (leia Mateus 24 completo)

Quanto a outra posição:
Deus criou todas as almas simples e ignorantes.

Ele criou tambem ao "Opositor" que traduzido significa Satanas, e no estudo que quero lhe mostrar vc ira entender que não é bem da forma que escreveu.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer

Irei escrever mais na sequencia da resposta, um grande abraco....

Ricardo Lima

Responder esta

Caro Irmão. Concordo em gênero e grau com o que disse. A Bíblia prova em várias passagens que Jesus Cristo é de fato Deus encarnado. Idolatria é acreditar que outra coisa ou pessoa, que não seja Deus, salva. A Bíblia menciona em algumas passagens que devemos adorar a Jesus Cristo. Os três Reis Magos foram adorar a Jesus, Deus ordenou aos anjos que também O adorassem. Logo concluimos que Jesus é Deus. Acreditar na reencarnação é acreditar que o próprio homem se salva através da evolução natural do espírito e não pela misericórdia de Deus, logo concluímos que acreditar na reencarnação é idolatria. Paz de Cristo.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre Comunidade da Biblia Catolica

Badge Comunidade da Biblia Catolica

Conte para todos. Obtenha seu próprio badge Comunidade da Biblia Catolica para seu website ou página do MySpace. (Obter código)

© 2009   Criado por Bíblia Católica Online no Ning.   Crie sua própria rede social

Relatar um incidente  |  Comentários  |  Privacidade  |  Termos de serviço