Comunidade da Biblia Catolica

Conhecendo a Palavra de Deus

THOMAZ LIMA

O BOI E O BURRO

Crônicas
O boi e o burro
Paulo Miranda
“O boi conhece o seu dono, e o jumento o presépio do seu senhor,
mas Israel não me conheceu” (Is. I, 3)
Foi longa a procura na noite fria. Uma porta, um pedido, uma recusa. Outra porta, outra rejeição. E de recusa em recusa, eles muito caminharam noite adentro, batendo em todas as portas, até, finalmente, obterem acolhida, em lugar onde não havia portas. Um lugar que lhes deu guarida e pousada. Hospedeiros que não recusaram dividir com eles sua morada.
Um boi e um burro, num estábulo.
Era a noite de Natal.
Boi e burro foram, assim, testemunhas do maior mistério da história, naquela noite que dividiria para sempre os tempos.
Boi e burro acolheram o Criador nascendo da criatura.
Boi e burro viram Maria Santíssima dar à luz a Luz, no presépio escuro.
Boi e burro tomaram o lugar destinado aos homens, na recepção do Deus feito homem.
Boi e burro, que sempre serão lembrados em nossos presépios. Símbolos do povo eleito e dos pagãos. Mas símbolos, igualmente, da frieza do coração humano, que recusou, em sua chegada ao mundo, acolher o Menino Deus.
Em vão, Daniel previra a época exata; em vão, Miquéias apontara o lugar preciso do nascimento do Messias. Vindo ao mundo em Belém, exatamente quando cumpridas as setenta semanas de anos da profecia, o Esperado das gentes ali não encontrou nenhum dos sacerdotes ou doutores da lei, representantes do povo que elegera e a quem tanto cumulara de graças. Doutores da lei que, pouco depois, no silêncio da estrela, souberam dizer precisamente aos Magos onde e quando o grande evento se daria.
Mas ali não se fizeram presentes.
No pequeno estábulo de Belém, além da Virgem Santíssima e do fiel São José, estava apenas o boi. E o burro.
E foi somente quando um Anjo anunciou a boa-nova aos pastores e a estrela guiou os reis, que judeus e gentios, pastores e reis magos, acorreram à gruta onde um Menino os esperava.
O Evangelho nos mostra que o futuro não seria diferente do que ocorreu em Belém.
Durante toda a sua pregação, o Senhor não fez senão repetir o gesto do bom São José. Bater insistentemente à porta das almas, pedindo acolhida: “Eis que estou às portas e bato; se alguém ouvir minha voz e me abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo” (Ap: III, 20).
E sucederam-se as recusas: dos escribas, dos fariseus, do povo judeu, dos gentios e até mesmo, no momento culminante de Sua vida, a atroz negação de seus discípulos e apóstolos.
De recusa em recusa, o Menino Jesus encontrara leito apenas entre as palhas do estábulo de Belém. De negação em negação, Cristo encontrou repouso no lenho da Cruz do Calvário: "Et inclinato capite tradidit spiritum" (Jo: XIX, 30).
Ressuscitado, Jesus atravessou paredes. Mas, para penetrar nas duras muralhas do coração humano, não deixa de bater à nossa porta, esperando que a abramos, para que nasça e viva em nossas almas.
Como se o Rei dos Céus necessitasse do precário abrigo que Lhe podemos oferecer. Como se não fosse nosso o bem de Sua augusta presença.
E hoje, como no Natal do Senhor, há muitos que sabem onde Ele está, mas não vão ao Seu encontro. Há mesmo sacerdotes que indicam caminho oposto ao de Jesus. Há alguns outros que até ensinam o correto caminho para chegar a Ele. Mas que preferem, como os doutores da lei, permanecer comodamente em Jerusalém, cuidando de seus interesses menores. E relegando Jesus ao abandono.
Neste tempo de Natal e Advento, a Associação Cultural Montfort formula votos de que todos os seus leitores e amigos saibam escancarar suas portas e acolher Jesus Menino.
Como O acolheram o boi e o burro naquela distante noite fria.
No presépio de Belém.

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=cro...〈=bra
ACRÉSCIMO:

Um dia qualquer, eu perguntei a um ‘pastor’ qualquer, (que se dizia um grande conhecedor da Bíblia) qual o sentido desta passagem em Isaías: “O boi conhece o seu Dono e burro o presépio do seu Senhor”...
Ele gaguejou, balbuciou, grunhiu, engasgou e foi embora...Não sabia! Eu sabia que ele não sabia...Era só presunção e arrogância! Como são 99% dos ‘pastores’ hereges...
Eles, os ‘pastores’ protestantes não conhecem a Bíblia...Pelo menos não nos seus sentidos moral, doutrinário e espiritual. Conhecem apenas, e muito mal, diga-se de passagem, o sentido literal...
E esta passagem em Isaías I,3 é apenas uma pequena prova disso.
Para explicar direito esta passagem, vou ir até a gruta de Belém...
Na gruta de Belém (Belém quer dizer: ‘casa do pão’) havia um pequeno curral...E neste pequeno curral haviam um boi e um burro.
Nossa Senhora, ao ter em seus braços o Menino Deus, o envolveu em panos(a glória de Deus está em encobrir a Sua Palavra..e a dos réus em ‘descobrir’ o discurso) e O colocou na Manjedoura.
Ora! Sabemos que a manjedoura é um ‘cocho’ onde se põem comida para o boi e burro.
Muito bem! O Apóstolo Mateus é ‘simbolizado’ pela figura de um boi. (Deus mandou Moisés fazer 12 touros de bronze...Cada touro simboliza uma tribo de Israel. Os doze touros representam então as 12 tribos de Israel. Então o boi é a figura do judeu, ou seja, do Povo Eleito..dos Filhos de Deus..E porque viviam sob a ‘canga’ da Lei Mosaica..
O burro é a figura do pagão, que não tem Sabedoria, ou seja, que não tem Deus, O Verdadeiro Deus! Então o boi é o judeu e o burro é o pagão.
Então, a Virgem Mãe de Deus, colocou Nosso Salvador Jesus Cristo, que é a Sabedoria Encarnada; que é O Pão da Vida Eterna, no ‘cocho’ para ‘ser comida’ do boi e do burro, ou seja, do Judeu e do Pagão, que ‘convertidos’ à Igreja de Cristo, a Igreja Católica, deixam a sujeira no chão, ou seja, no confessionário e depois vão até a ‘manjedoura’, que é o altar, ‘comer’ o ‘alimento’ que nos santifica e nos dá a Vida Eterna, ‘alimento’ este que nos é dado por Maria Santíssima, que O ‘vela’ e põem no ‘cocho-altar’ para ser nosso alimento..do boi e do burro.
Os Reis Magos, que simbolizam os poderes e as religiões pagãs da terra, se convertendo à Igreja de Cristo, a Igreja Católica, entram na Igreja (a gruta) e encontram O Menino Jesus COM A SUA MÃE! E então, entregam os presentes para a Mãe de Deus e depois prostram por terra para Adorar O Esperado das Nações...(Onde está o ‘ecumenismo’ aqui?)
Os humildes pastores vem oferecer o amor dos seus corações...
Os Anjos vem cantar as Glórias do Senhor....
......
E a Gruta se enche da Glória de Deus...
Então é para a Igreja de Cristo, a Igreja Católica, que judeus e pagãos devem se voltar para encontrar O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, junto com a Sua Santa Mãezinha...Por que NINGUEM TEM A JESUS SEM A SUA MÃE!

Eurípedes.

Responder esta

Respostas a este tópico

SIMPLISMENTE FABULOSO !!!! QUE INTERPRETAÇÃO RICA E ACIMA DE TUDO COM MUITO SENTIDO. PRINCIPALMENTE QUANDO SE FAZ A ANALOGIA ENTRE O ESTÁBULO E A IGREJA. PARABÉNS EURÍPEDES E EU VOU VIVENDO E APRENDENDO GRAÇAS A DEUS !

Responder esta

Caro Irmão Remídio, fico feliz por saber que vc gostou do texto, que foi de grande proveito para voce. Mas a interpretação do texto, na sua quase totalidade é de Hugo de São Vítor, Monge da idade média distinguido grandemente por Deus com os Dons do Espírito Santo...
Mas tem mais...Leia a Parábola do Bom Samaritano que vou colocar agora em tópicos..
Um abraço.
Com Jesus e Maria Sempre.

Responder esta

Gente !!! Que maravilha ! Acronica e o acrescimo são divinas ! Pena que depois de falar muitas outras coisas sobre o Natal de Jesus na minha comunidade onde tenho a oportunidade de me dirigir publicamente, não havia lido o que acabei de ler agora, dia 9 de janeiro. Não faltará oportunidade para que eu possa, se Deus o permitir estar passando tudo isto a muitos irmãos, porque é lindo demais. Abraços, Véra

Responder esta

Sim! Dona Vera! A Verdade é linda demais! Ultrapassa em muito a nossa imaginação!
Antigamente os Padres tinham Ciência e Sabedoria e ensinavam o povo fiel estas Verdades. Hoje não há mais quem ensine as sublimes verdades da nossa Santa Religião..Po iso as ovelhas andam 'desgarradas' ea 'esmo'..sem rumo certo..vacilantes...Está escrito:"Malaquias 2,7. Porque os lábios do sacerdote guardam a ciência e é de sua boca que se espera a doutrina, pois ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos."
Um abraço.
Eurípedes.
Com Jesus e Maria, sempre.

Vera Marina disse:
Gente !!! Que maravilha ! Acronica e o acrescimo são divinas ! Pena que depois de falar muitas outras coisas sobre o Natal de Jesus na minha comunidade onde tenho a oportunidade de me dirigir publicamente, não havia lido o que acabei de ler agora, dia 9 de janeiro. Não faltará oportunidade para que eu possa, se Deus o permitir estar passando tudo isto a muitos irmãos, porque é lindo demais. Abraços, Véra

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre Comunidade da Biblia Catolica

Badge Comunidade da Biblia Catolica

Conte para todos. Obtenha seu próprio badge Comunidade da Biblia Catolica para seu website ou página do MySpace. (Obter código)

© 2009   Criado por Bíblia Católica Online no Ning.   Crie sua própria rede social

Relatar um incidente  |  Comentários  |  Privacidade  |  Termos de serviço